51- Alteração do VI Mandamento

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Alteração do VI Mandamento

 

  • Idade: 24
  • Localizaçao: Rio de Janeiro – RJ – Brasil
  • Escolaridade: Superior concluído
  • Religião: Católica

 

Olá!

Por que a Igreja diz que não podemos pecar contra a castidade e não podemos ter relações sexuais antes do casamento, se, nas Tábuas da Lei entregues a Moisés com os 10 mandamentos, está escrito apenas Não cometerás adultério (Ex 20, 14), como sendo o sexto mandamento?

Por que houve a mudança do Não cometerás adultério para Não pecar contra a castidade ? Procurei uma resposta no Catecismo, mas este se limita a dizer que: “A Tradição da Igreja entendeu o sexto mandamento como englobando o conjunto da sexualidade humana”.

Desde já, agradeço de coração a atenção dedicada,

———-

 

Prezada salve Maria

Muito lhe fico agradecido por sua confiança.

Repare que o pecado de homossexualismo praticado em Sodoma e Gomorra também não aparece explicitamente no decálogo. Entretanto, Deus condenou esse pecado e exterminou todos os habitantes dessas cidades. Também o pecado de Onam não aparece no decálogo. E Deus o condenou explicitamente no Antigo Testamento. Por isso também São Paulo cita a sodomia como pecado.

Quando o fariseu perguntou a Cristo qual era o maior mandamento, Cristo resumiu toda a lei a dois mandamentos. E quando o moço rico perguntou a Jesus que mandamentos devia obedecer, Jesus não respondeu citando os dez mandamentos com as mesmas palavras do texto do livro do Êxodo.

Toda violação da lei de Deus, é sempre um ato irracional. Por isso a Igreja agiu com perfeita verdade ao condenar todos os atos sexuais que contrariam a razão. A finalidade primeira do sexo é a procriação. Por isso tudo o que contraria essa finalidade é condenável como pecado.

Esperando ter elucidado a sua dúvida me despeço amistosamente,

in corde Jesu, semper,

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão