627- O Que Faz o Opus Dei?

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

O Que Faz o Opus Dei?

 

  • Localização: Curitiba – PR

 

Prezado Professor Orlando

Há alguns meses atrás enviei alguns e-mails para o senhor através do site, demonstrando o meu interesse pela doutrina católica, principalmente através das obras de Santo Tomás de Aquino. Na época o senhor até me convidou para assistir uma série de palestras em São Paulo, mas infelizmente eu não pude comparecer.
Lendo as últimas notícias do site me alegrei por ver que o senhor virá a Curitiba. Gostaria de desde já receber informações de como participar da palestra.
Aproveitando a oportunidade, gostaria de ouvir a opinião do senhor a respeito da Opus Dei. Peço isto, porque nas últimas semanas passei a freqüentar o Centro Cultural Universitário. Na verdade apenas assisti a algumas pequenas palestras feitas pelo padre de lá, o qual também agora está sendo o meu diretor espiritual. Sinceramente, já ouvi muitas críticas a respeito da Opus Dei, mas posso dizer pela pequena experiência que eu tive que parece se tratar de um verdadeiro reduto da ortodoxia: missa em latim, padres de batina, ensinamento moral tradicional, devoção a Maria e direção espiritual, isto é, padres realmente preocupados com a vida espiritual dos fiéis.
Em meio ao caos que temos que contemplar a cada dia dentro da Igreja, a Opus Dei me pareceu permanecer fiel à Tradição e ainda por cima ter prestígio dentro da Igreja, pois pelo que eu sei ela teve grande apoio do Papa João Paulo II e agora igualmente do Papa Bento XVI.

Até mais.

Pax Domini.

———————–

Muito prezado,
salve Maria!

Fico bem contente com a possibilidade de vir a conhecê-lo.
O Opus se apresenta como muito tradicional e assim arrebanha muitos moços excelentes. Mas, depois, lá dentro as coisas mudam.
Que faz o Opus no Brasil?
Nada.
Que recolhe o Opus no Brasil? Dinheiro e almas.
O dinheiro, o Opus usa.
As almas também.
Você leu o livro do Jean Lauand que acaba de sair sobre o Opus?
Seria interessante que o lesse, embora o Lauand se revele um liberal e contrário ao que o Opus tem de bom. Mas o que assusta no Opus é sua contradição profunda. Lá dentro é só missa antiga. Fora é Missa nova. Lá dentro é saia obrigatória para as mulheres. Fora, é calça comprida. Obriga-se a usar cilício, e se permite o palavrão. O padre reza o breviário e (…) em público. (Leia o livro do Lauand na página 164).
Ao ler o livro do Lauand fiquei impressionado como o Opus parece a TFP
O Opus é uma TFP que deu certo, monetariamente e politicamente. Mas como a TFP, lá existe um metodo semi secreto que arrasa as almas e produz — como testemunha o Lauand — muitos problemas psíquicos.
Lauand mostra como se empregavam lá dentro manobras para enganar até o papa João Paulo II, e como, mesmo lá dentro, se acredita bem pouco na santidade de “el padre”
E se você disser ao padre que vai assistir uma palestra minha, imediatamente ele vai proibi-lo.
O Opus é exclusivista; é só ele. Parece que se identifica com a Igreja. Como a TFP.
Reze e espere
Eu rezarei por você e o esperarei em minha palestra, dia 17, em Curitiba.
Um forte abraço.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão