Bibliografia – Protestantismo

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Data: 13-Ago-2018
De: Moyses
Cidade: –
Assunto: Bibliografia – Protestantismo

***

Salve  Maria.

Caro André, você teria como me enviar os documentos desses encontros? Quero pesquisar mais a fundo os livros, os textos usados pelos palestrantes e também poder ler e pesquisar mais sobre aqueles que influenciaram Lutero e cia.
Desde já agradeço muito, pois foram as palestras, aulas e textos do professor Orlando que me socorreram do protestantismo.

Atenciosamente,

In  Corde Jesu, semper,
Moyses

***

Resposta

Muito prezado Moyses, salve Maria!

Envio-lhe algumas recomendações de livros sobre Lutero e o protestantismo.

O principal livro com as blasfêmias de Lutero chama-se TischredenConversas à Mesa (The Table Talk em inglês, Le Propos de Table em francês). Trata-se de uma coletânea escrita por discípulos de Lutero durante conversas tidas à mesa em Wittenberg. Os escritos foram publicados pouco tempo após a morte do herege. Infelizmente esse livro não conta com uma edição em língua portuguesa.

Recomendo também que leia o livro do Padre Júlio Maria chamado O diabo, Lutero e o protestantismo.

Há outros livros sobre o tema que também valem a pena, como o de Funck-Brentano, Lutero, que pode ser encontrado em https://www.floscarmeliedicoes.com.br/.

Na coleção La Nave y las Tempestades do padre Alfredo Saénz o volume 5, que trata da Reforma, é bastante interessante e completo.

No primeiro livro de sua trilogia (no volume chamado A Reforma Litúrgica de Cranmer), Michael Davies sintetiza a doutrina protestante de forma muito clara.

Espero ter ajudado. Escreva-nos sempre que desejar. É sempre uma alegria ver pessoas interessadas em defender a Deus e poder cooperar com elas nesse trabalho.

Salve Maria!