Professor Católico

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Data: 23-Fev-2017
De: Daison Paz
Cidade: Porto Alegre-RS
Assunto: Professor católico

***

Olá André

Desculpa tomar seu tempo, mas vi uma palestra sua sobre as perseguições aos cristãos durante o império romano. Muito boa! Fiquei tocado e incomodado também. Pois nos lembra do nosso papel como cristãos… O que, acho, não tenho exercido como o esperado.

Sou professor de Geografia, do município de Porto Alegre, num ambiente cada vez mais anti-cristão. O senhor é professor na rede pública?

Se for possível, gostaria de algumas palavras sobre a postura do professor cristão frente ao ambiente e públicos pagãos.

Obrigado pela atenção.

E que Deus abençoe seu trabalho e sua família!

Daison

***

Resposta

Muito prezado Daison, salve Maria!

Fiquei contente com seu e-mail! Um e-mail de um colega, professor como eu.

Sou professor em uma escola privada (www.saomauro.org.br). É uma escola de educação católica aqui em São Paulo.

O apostolado com os alunos é o grande dever do professor católico. Claro que num ambiente tão desfavorável, como o das escolas públicas, esse trabalho é muito dificultado, mas também, por isso, ele é mais meritório. Contudo, mesmo num colégio católico, com boa parte dos alunos vindos de famílias bastante católicas, o trabalho também não é fácil. O mundo procura conquistá-los de todo modo.

Procure ser amigo de seus alunos. Sempre que houver ocasião, fale de Deus, de Sua criação e das obras da Igreja na História. Há sempre espaço para isso. Se os alunos tiverem os argumentos, ou seja, tiverem as inteligências conquistadas para Deus, eles conseguirão, com a graça de Deus, resistir ao mundo. Um dos grandes males atuais é a falta de estudo por parte dos católicos. Muitos absurdos, sem nenhuma base histórica, passam por verdades porque ninguém os rebate.

Você já leu a vida de São João Bosco? Grande educador e fundador de escolas, ele sentiu essa dificuldade na pele. Recomendo muito a leitura de sua vida, particularmente quando ele explica seu “Método Preventivo”. Ainda neste ano de 2017 lançaremos, se Deus quiser, a tradução para a Língua Portuguesa da principal biografia de São João Bosco, escrita por seu secretário, o Padre Lemoyne. Essa obra nunca teve uma versão em português antes.

Escreva-me sempre que desejar.

Um abraço,

Salve Maria!

Prof. André Melo