As Processões em Deus

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Data: 15-Abr-2017
De: Denny Marquesani
Cidade: Campo Grande-MS
Assunto: As Processões em Deus

***

Caro Professor André Melo,

Há tempos venho procurando uma maneira de comunicar-me com o senhor. Acabei de encontrar este seu email no site gloria.tv. Assisti sua aula “Adocionismo e Sabelianismo” no youtube. Aprendi bastante. Fascinante aquele esforço de compreensão de Jesus Deus. Considero que avancei notavelmente devido a sua explicação. Muito obrigado, valeu mesmo. Gostaria que o senhor me indicasse bibliografias a respeito dessas considerações. “Deus se conhece perfeitamente, esse conhecimento perfeito e completo é o próprio Deus, como não pode haver outro Deus, esse processo gera uma outra pessoa que é o próprio Deus, Deus Filho”. Uma bibliografia sobre essas considerações, talvez algo que o senhor tenha escrito ou outra aula na qual o senhor tenha se aprofundado no assunto, ou autores que o senhor recomende.

Agora uma pergunta suscitada ao refletir sobre as considerações da “geração de Deus Filho”. O Deus Filho conhece-se a si mesmo perfeitamente, assim pelo mesmo processo de geração da pessoa de Deus Filho, esse perfeito conhecimento de si gera a pessoa de (vou falar provisoriamente por falta de um termo adequado) “Deus Neto” e assim sucessivamente (bisneto, trineto, tetraneto, etc., etc.). Assim, não haveria infinitas pessoas nessa Infinidade? Sob oração tenho refletido todos os dias sobre essa questão, não avancei, por isso resolvi perguntar ao senhor.

E depois: e quanto ao Espírito Santo? É possível aprofundar também? Não entendi como o Amor do Pai pelo Filho seja necessariamente o Espírito Santo.

Por favor, caro Professor André Melo, não leve a mal minhas indagações, estou sendo realmente sincero e quero entender.

Muito obrigado por dividir sua sabedoria, venho acompanhando suas aulas conforme as encontro pela internet. A propósito, onde são ministradas essas aulas?

 

Um forte abraço,

Deus o abençoe grandemente.

Denny

***

Resposta

Muito prezado Denny, salve Maria!

 

Não levo nenhum pouco a mal suas perguntas. Toda pergunta é interessante.

Sua dúvida versa sobre o tema das Processões em Deus.

Recomendo que leia o artigo “Das Processões Divinas” do Professor Orlando Fedeli em:

http://www.montfort.org.br/bra/cadernos/religiao/processoes/

O conhecimento que Deus tem de Si é um só e único, assim como o amor que Deus Pai tem pelo Verbo e o Verbo por Deus Pai é um. Não há, portanto, uma sucessão de pessoas divinas. Em Deus há três pessoas que formam a Santíssima Trindade: Deus Pai, Deu Filho (o Verbo de Deus) e Deus Espírito Santo (o Amor entre o Pai e Filho).

Deus Filho, segunda Pessoa da Santíssima Trindade, se encarnou na história para redimir o homem. Jesus Cristo, segunda Pessoa da Santíssima Trindade encarnada, tem, portanto, duas naturezas, a natureza humana e a natureza divina. Uma pessoa em duas naturezas, Deus feito homem. A este milagre se dá o nome de união hipostática.

 

Sobre as aulas, o endereço para acessá-las (Canal Maria Flos Carmeli) é:

https://www.youtube.com/channel/UCbgOBs5PfQC42lja55mrTGQ/featured

 

Escreva sempre que desejar e reze por nosso humilde apostolado.

 

Salve Maria!

Prof. André Melo