335- Cruz Vergada

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Cruz Vergada 

 

  • Localização: Vila Velha – Brasil

 

Caro prof. Orlando Fedeli!

Mais uma vez aqui estou, na minha ignorância, para lhe pedir que me responda uma dúvida.

A respeito da “famosa” cruz vergada, que já se tornou motivo de escândalo para os protestantes. Bem, certa vez entrei num site protestante, em que eles acusavam a nossa igreja de ser a Besta e o papa, o anti-cristo. E uma das razões de se acusar o papa de anti cristo é justamente esta cruz vergada que ele usa em seu cajado. Bem, dizem os hereges (leia-se blasfemadores) protestantes que esta cruz vergada era usada na Idade Média para ritos de magia. Eles chegaram ao absurdo de dizer: “Em breve vocês saberam quem é realmente o Papa J. Paulo II e a Igreja Católica”, como se o papa e a Igreja fossem realmente o que eles pensam que são. Mas, sem demorar muito, eu lhe pergunto: Quando e porque se instituiu o uso deste símbolo (a cruz vergada) no cajado do papa?

Bem, e, se esta cruz realmente era usada para magia na idade média, há algum problema de se usá-la?

Obs: Os protestantes acusam os católicos de “crucificarem de novo” a Jesus por causa dos crucifixos (tanto os comuns, quanto este vergado do papa, que é o que eles mais odeiam), baseando-se (fora do contexto) em Hb 6:6.

Aguardo ansiosamente sua Resposta
Paz e bem!

 

———-

 

 

Muito prezado,
salve Maria.

A cruz atualmente usada pelo Papa foi feita por um escultor comunista, Manzu, e adotada por Paulo VI. É falso então que ela foi usada na Idade Média.

O que se pode dizer dela é que é de muito mau gosto, e feita em arte moderna, que é uma antiarte. Ela não tem significado maligno que os protestantes delirantes lhe atribuem.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli

 

 

 

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão